quinta-feira, 9 de julho de 2009

PROJETO INVENTORES DE PALAVRAS

Este blog tem como objetivo principal a divulgação do projeto: Inventores de Palavras que resulta em um livro composto por produções textuais do 1° ano , levando em conta gêneros textuais diversos, vem para incentivar a leitura e escrita pelo prazer.
O projeto inventores de palavras é desenvolvido desde 2005, com alunos da primeira série, hoje com o ensino dos nove anos, alunos do 1° ano ( 5° edição ), na Escola Básica Municipal Waldemar Pfeiffer , situada no Bairro Industriários, Rua Silvino Ciarine, cidade de Concórdia -SC
Nosso grande desafio em um tempo de tecnologias é alfabetizar letrando, estimular e desenvolver o gosto e o hábito pela leitura, ler por prazer sem cobranças.Na maioria das vezes nossos alunos não tem acesso a diversidade de gêneros textuais e cabe a escola , ao professor proporcionar momentos prazerosos que valorizem e despertem o hábito da leitura pelo prazer.
Por esta razão nos reportamos ao ensino dos nove anos em especial, onde se plantam as primeiras sementes de incentivo a leitura e escrita. Percebendo então que o texto só ganha vida se conseguir circular,queremos compartilhar nossas produções, resultado de ações permanentes voltadas a leitura, para que cheguem aos leitores, pois sempre que escrevemos o fizemos para alguém ler.
Sendo assim surgiu a idéia de incentivar a prática da leitura e ao mesmo tempo compartilhar as vivências produzidas pelos alunos do 1° ano da Escola Básica Municipal Waldemar Pfeiffe, “ Inventores de Palavras” este livro será composto por produções dos alunos no decorrer do ano, textos de diversos gêneros textuais, fruto de ações permanentes direcionadas a leitura, que de alguma forma transformam-se em produções individuais e coletivas
Inventores de Palavras mostrará um pouco da capacidade criadora das crianças, nesta fase de fundamental importância a alfabetização, que não acontece se não houver ações focadas na prática diária de leitura e escrita, que começa desde o nascimento estendendo-se até a mais tenra idade.

Um comentário:

  1. Estou muito feliz com o empenho dos professores e direção da Escola Waldemar Pfeiffer em desenvolver um ensino com qualidade e competencia para os seus alunos, sou mãe de uma aluna do primeiro ano das séries Iniciais e ela obteve um avanço muito significativo na aprendizagem, pricipalmente na leitura e escrita com este maravilhoso projeto: Inventores de Palavra, só tenho a agradecer.

    Obrigada pela sua competencia e dedicação Profª Maristela.

    ASS: Fernanda Bortoletti mãe da aluna Karina Bortoletti.

    ResponderExcluir